Bazar das Especiarias em Istambul

Fomos conhecer o maior Bazar das especiarias que eu já vi na vida. Em Turco Mısır Çarşısı.
Você pode ir de bonde e descer na estação Eminönü, onde vai dar de cara com a Mesquita Nova que é linda, que foi concluída em 1663, fica em frente ao Chifre de Ouro. Ela é uma Mesquita muito importante em Istambul.
Eu estava tirando algumas fotos da Mesquita Nova, quando esse garotinho da foto veio em minha direção falar comigo, queria conversar com ele, ele me olhou sorriu e eu o mesmo e acabei tirando essa foto ai.
Logo perguntei ao meu guia para falar com ele, e ele me respondeu: "Eles são meninos da Síria". 

Eu comecei a chorar, que triste isso, por causa da guerra ele está sozinho em Istambul sem os pais. 
Não temos "guerra" mas temos crianças de rua, lá tem "guerra" com crianças órfãs da Síria. O que podemos fazer para que isso acabe? 
Sinceramente, os valores estão sendo perdidos nesse mundo de gente que só pensa em si.
Mas disso tudo eu quero sempre me lembrar do sorriso desse menino.

Antes de entrar no Bazar, ficamos do lado de fora para conhecer a rua ao lado do bazar, onde os turcos vendem de tudo. Até sanguessuga eu vi vendendo por lá! ergh, dá um certo nervoso.

Até ao século XIX, as sanguessugas eram utilizadas na medicina tradicional chinesa, na medicina oriental e mesmo na medicina ocidental (nas sangrias). Hoje em dia ainda há necessidade de utilizar anticoagulantes na medicina convencional, ainda que sejam artificiais. Recentemente, as sanguessugas voltaram a ser utilizadas em medicina em casos de grandes dificuldades circulatórias em membros, visto que a sua ação sugadora força o sangue a circular, ajudando a manter vivas as células.
Porém, são usadas somente na medicina alternativa, já que essas técnicas exóticas não são aceitas na medicina tradicional. A eficácia destes tratamentos e outras propriedades das sanguessugas na medicina ainda são bastante pesquisadas, mas, por enquanto, não são utilizadas na medicina tradicional.
Antigamente elas eram usadas para tirar o veneno do sangue das pessoas. (fonte Wikipédia) 

Novamente encontrei um gatinho para me apaixonar, em Istambul, os gatos são lindos e eu queria levar todos para o Brasil. Criei no Instagram a hastgh #gatosdeistanbul com fotos dos gatos mais lindos que eu já vi. Acessa lá para você ver. 

Depois resolvemos entrar no Bazar das especiarias, é grande e você fica perdido lá dentro devido a quantidade de gente e de lojas. 



O Cris estava procurando o açafrão iraniano que dizem que é o melhor do mundo. E achou! Depois eu conto aqui qual foi o prato que aproveitamos para usar o nosso açafrão.

açafrão é extraído dos estigmas de flores de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a Antiguidadecomo especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo — região de onde a variedade é originária — no preparo de risotos, aves, caldos, massas e doces. É um item essencial à paella espanhola. É tida como uma das mais caras ou a mais cara especiariado mundo uma vez que, para se obter um quilo de açafrão seco, são processadas manualmente cerca de 150.000 flores, e é preciso cultivar uma área de aproximadamente 2000  m². Quando seca, a flor desprende de seus órgãos um pigmento amarelo e um óleo volátil, tradicionalmente usado como corante de tecidos.
O açafrão também tem sido empregado para fins medicinais, há séculos. Historicamente foi utilizado no tratamento do câncer e deestados depressivos. Tais aplicações têm sido pesquisadas atualmente. Efeitos promissores e seletivos contra o câncer têm sido observados in vitro e in vivo, mas não ainda em testes clínicos. Efeitos antidepressivos também foram encontrados in vivo e em estudos clínicos preliminares. Há portanto interessantes perspectivas de uso dos extratos de açafrão na fitoterapia racional (fonte Wikipédia) 

O Bazar fica no Endereço: Cami Meydani Sok 

Se você tiver alguma história emocionante de alguma viagem, me conte para eu colocar aqui no Blog. 

Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...