Segundo dia em Istambul


Começamos o dia visitando a Mesquita Azul ou Sultanahmet Camii que é linda! 
É uma mesquita otomana, que foi construída entre 1609 e 1616. 
Endereço: Meydani 21, Sultanahmet  
Aberto diariamente: 08:30 as 12:00| 13:45 as 16:30
Bonde: Eminonu 

O nome azul é devido os azulejos de Iznik que ficam espalhados pela parte interna da Mesquita.

Chegamos num horário que ainda não estava acontecendo a reza, entramos e fomos para o salão das orações, você pode observar que dentro do salão não tem móveis, imagens de santos, pessoas, animais, isso é devido a oposição do islã à representação da figura humana, porque os muçulmanos só possuem atenção em Deus.

Todos os muçulmanos devem rezar cinco vezes por dia, sendo antes do sol nascer, ao meio dia, parte da tarde, após o pôr-do-sol e de noite. A reza você pode escutar de qualquer lugar da cidade, porque em cada poste tem um alto falante.
Na Mesquita Azul não precisei colocar o véu, mas todos que entram, precisam tirar os sapatos. 
A Mesquita foi construída em 1609 por Mehmet Aga, um arquiteto que era muito famoso na época imperial.As cúpulas são pintadas com desenhos de arabescos floreados. 
Nós estávamos com um guia turco que falava bem português e nos levou para conhecer esses lugares, até porque eu queria conhecer a cidade com um guia antes, para depois começar a fazer tudo sozinha, seguindo o roteiro.

Lógico que você pode ir direto sozinho fazer o roteiro, mas como eu queria entender algumas coisas que nos livros e nos blogs não encontramos, nada melhor do que contratar um guia para te explicar os costumes locais.

Na saída da Mesquita, encontrei esse gatinho, ele mora lá.

De lá fomos para a Basílica de Santa Sofia ou Ayasofya que é linda demais! 
O nome dela tem o significado de Igreja da Sabedoria Sagrada.
Endereço: Ayasofya Sultanahmet  Meydani
Aberto diariamente: 09:00 as 18:00 - Terça a domingo
Bonde: Sultanahmet 

Ela tem mais de 1400 anos, e foi construída sobre duas igrejas que lá existiam, e foi transformada em Mesquita pelos Otomanos no século XV.

Santa Sofia passou por algumas reformas, principalmente para sustentar a sua cúpula, tanto que se você olhar para a cúpula você vai perceber que o formato dela não é o original.
Os mosaicos bizantinos da igreja são lindos! Veja o mosaico de Jesus (na foto)

Essa Basílica é linda demais! 

Fiquei doida com o interior dela, enorme e super bonita e fiquei apaixonada também pelo famoso gatinho do Obama. 

Ele é o "gatinho do Obama" porque quando Obama foi visitar a Basílica de Santa Sofia esse gatinho fofo ficou o tempo todo ao lado dele. 
Eu queria levar todos os gatos lindos de Istambul comigo, comecei a perceber como são lindos e bem tratados, são gordinhos (bem alimentados) e carinhosos, basta você chamar um que aparecem 10. Sou apaixonada por eles!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...